VI Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste

 

COMUNICAÇÕES

A Expansão do ensino superior e a semiformação

Raimundo Sérgio de Farias Júnior

 

Formação do professor: a relação teoria e prática como desafio pedagógico

Cleidenice Araújo de Carvalho e Genilson José da Silva

 

Investigando a relação teoria e prática nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura

Bruna Alves Matos e Maria das Graças de Almeida Baptista

 

Rumo a um currículo comum para a educação do futuro: uma epistemologia transversal e da complexidade

Javier Collado Ruano Dante e Augusto Galeffi

 

 

TRABALHOS

Considerações sobre o retorno da filosofia na educação básica: analogia, a atitude filosófica como mediação semiótica

Dante Augusto Galeffi

 

Educação, democracia e esfera pública: reflexões acerca de experiências formativas em espaços periféricos

Rossana Tenório Cavalcanti e Alexandre Simão de Freitas

 

A Escola (re)significada diante da passagem do tempo. Pensando a escola com a metafísica de Bergson

Ginaldo Gonçalves Farias e Luciana dos Santos da Cruz

 

Ética e subjetividade na educação: uma abordagem integral da educação que inclui a espiritualidade

Ferdinand Röhr

 

Incursões preliminares sobre uma metodologia transdisciplinar do educar

Adriana Pinheiro Santos

 

O Misticismo em Bergson como difusão do conhecimento

Rita Célia Magalhães Torreão e Dante Augusto Galeffi

 

No Preâmbulo do Zaratustra: reflexões para uma educação de superação

Jimy Davison Emídio Cavalcanti

 

Os Sentidos da arte: coexistência seminal entre arte e educação

Miguel Almir L. de Araújo

Instituto de Formação Humana