top of page
Curso "Pseudoformação e personalidade autoritária"

Curso gratuito disponível no Youtube, contendo uma apresentação e doze aulas com duração média de 60min. cada uma. O curso foi ministrado por José Policarpo Junior, associado deste Instituto.

​

O curso trata da compreensão da pseudoformação generalizada na sociedade e de seu correlato como violência introjetada e estruturada na vida psíquica dos sujeitos; busca, no entanto, apresentar antevisões de sentidos históricos realizados de formação humana. Identifica os constituintes subjetivos da personalidade autoritária, bem como busca compreender as mediações sociais e institucionais de propaganda autoritária e gérmens do fascismo.

O curso está baseado, não exclusivamente, nos trabalhos clássicos de Freud, Reich, Fromm, Adorno.

​

Para ter acesso a todo o conteúdo do curso no Youtube, CLIQUE AQUI.

siteIfh.jpg

A convite da empresa BASF e sem fins lucrativos, o IFH promoveu, sob a coordenação da psicóloga e Profa. Lucicleide Falcão, Roda de Conversa com o objetivo de dialogar sobre saúde mental, a importância do setembro amarelo, prevenção, identificação de riscos e possíveis ações sobre comportamentos suicidas.

​

Público Alvo: Todos os colaboradores da empresa BASF.

 

A Roda de Conversa foi realizada para quatro turmas:

​

Dia: 16/09/2021 Turma 1: 08h30 | Turma 2: 10h Turma 3: 14h30 | Turma 4: 16h Até 15 pessoas por turma.

Modalidades de atendimentos psicológicos contemporâneos

​

O Instituto de Formação Humana, a pedido da coordenação do Ambulatório de Saúde Mental do município do Cabo de Sto. Agostinho, realizou nos dias 21/05, 10/06, 02/07, 23/07, 20/08, 02/09 de 2021, de modo voluntário, oficinas de capacitação sobre modalidades de atendimentos contemporâneos: Plantão Psicológico e Atendimento de Curta Duração. A capacitação teve como público alvo profissionais psicólogos vinculados a essa instituição e como facilitadora da oficina a Prof.ª Lucicleide Falcão. O objetivo foi promover espaço de trocas de saberes e reflexão sobre os atendimentos clínicos às demandas emergentes advindas da contemporaneidade, realizados no referido ambulatório. O propósito, levando em consideração o reconhecimento de limitações e potencialidades do contexto dos atendimentos, foi refletir sobre possíveis implementações de modalidades de atendimentos e recursos terapêuticos que possibilitem maior aprimoramento de respostas às demandas atuais que vêm surgindo no cenário desse campo de trabalho.

​

Objetivos específicos da capacitação realizada:

  • Analisar limites e possibilidades de atuações dos profissionais de psicologia clínica no ambulatório de saúde mental, com fins de refletir acerca das atuais condições e modalidades de atendimento as demandas dos usuários;

  • Discutir conceitos sobre Plantão Psicológico e Psicoterapia de Curta Duração e outras possíveis modalidades de atendimento, a partir do cenário atual;

  • Compreender como acontece o processo de atendimento no Plantão Psicológico e possíveis modos de intervenções;

  • Compreender como ocorre o processo de atendimento de curta duração e possíveis modos de intervenções, considerando o contexto atual;

  • Refletir sobre possíveis implementações do Plantão Psicológico e Psicoterapia de Curta Duração no ambulatório de saúde mental, considerando a configuração atual do campo de trabalho seus limites e possibilidades.

Encontros "Espiritualidade e Mundo Comum"

Foram uma iniciativa deste Instituto para contribuir com a reflexão sobre o sentido da vida e compromisso espirituais em meio à decadência institucional e civilizatória do Brasil no período de 2014 a 2019. Constituiu-se nosso objetivo contribuir com a reflexão a respeito de um sentido consciente, enraizado e, portanto, não idealizado de espiritualidade. Por limitação de espaço físico, os encontros foram realizados presencialmente com pessoas convidadas. Entretanto, filmamos, editamos e publicamos a íntegra de tais encontros, incluindo fala do palestrante, perguntas e comentários da audiência, e os disponibilizamos no canal do IFH no Youtube.

​

Os encontros foram realizados nas datas e com os palestrantes indicados abaixo.

 

25/08/2019 - Joanildo Burity
22/09/2019 - José Policarpo Jr.

20/10/2019 - Afonso Celso Wanderley

24/11/2019 - Sérgio Vieira Ramos

​

Para ter acesso à playlist com a íntegra de todos os encontros disponíveis no Youtube, CLIQUE AQUI.

​

Instituto de Formação Humana

bottom of page