Nossas Publicações
Fascismo e personalidade autoritária na sociedade brasileira do século XXI
José Policarpo Junior.
ISBN: 978-65-991599-3-0
E-book
Disponível em: amazon.com.br
Imagens poéticas, horizontes filosóficos
Rodrigo Silva Rosal de Araújo
ISBN: 978-65-991599-5-4
E-book
Disponível em: amazon.com.br
Sinopse:
Análise dos eventos políticos ocorridos no Brasil no período de 2013 a 2020 que contribuíram para formar a imagem massificada de um inimigo público que, por tal condição, deveria ser destituído de direitos, perseguido por meios legais e extralegais e, no limite, aniquilado. Análise conceitual dos meios pelos quais essa construção imaginária passou a estruturar as mentalidades de setores políticos, institucionais e dos sujeitos particulares. Compreensão das mediações pelas quais os traços históricos de violência da sociedade brasileira foram ressignificados e recepcionados no imaginário de intolerância e punitivismo que se tornou dominante no Brasil no período aludido. Com base no arcabouço teórico dos estudos da personalidade autoritária e da destrutividade humana, investigou-se como aquele conteúdo passou a ser introjetado por sujeitos comuns e lideranças institucionais sob o verniz do moralismo e do discurso anticorrupção como meio de justificação psicossocial de tendências sádicas e pervertidas. Reflexão ético-política a respeito dessas tendências e sua caracterização como narcisismo espiritual quando esposadas por lideranças religiosas que outorgaram seu prestígio simbólico para legitimá-las. Análise ético-existencial das matrizes políticas no cenário em questão e seus significados para os sujeitos e a sociedade.
Sinopse:
Neste livro de pequena extensão e de grande significado, o Prof. Rodrigo Rosal manifesta um modo apropriado, próprio e existencial de filosofar. É apropriado porque faz justiça à tradição da Filosofia ao revisitar formas e sentidos consagrados e característicos da antiguidade clássica e de reconhecidas elaborações do século XX. Trata-se de um modo próprio porque demonstra um caráter personalíssimo do autor refletir a respeito de temáticas filosóficas perenes, bem como pelo manejo sui generis de formas que a tradição consagrou apropriadas a esse fazer. A obra configura também um modo existencial, porque os textos revelam problemáticas de grande significado para o autor, bem como a impossibilidade de o mesmo manter-se indiferente diante delas. Os poemas que compõem este livro configuram-se como tal não apenas pela forma, mas pelo sentido clássico de poiesis que alude à criação, àquilo que faz emergir uma obra original, por motivação do sentimento ou imaginação do seu autor. No sentido aristotélico, entretanto, os textos se revelam não apenas poiesis, mas igualmente theoría como visão que busca a verdade, ao menos aquela que ao autor faça sentido como ser presente no mundo; e é como existência enraizada no mundo que lhe surgem os temas do refletir filosófico.
Formação humana: desvelamento do conceito em uma trajetória acadêmica e esboço de sua fundamentação
José Policarpo Junior
ISBN: 978-85-65430-15-9
E-book
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Sinopse:
Apresentação e análise da progressiva compreensão do conceito de formação humana ao longo de uma trajetória acadêmica. Descrição do processo de compreensão da ideia de individuação como dimensão intrínseca à educação. Descrição analítica do processo de entendimento intelectual e apropriação pessoal dos conceitos de educação e de formação humana, e compreensão do primeiro como parte constitutiva do segundo. Apresentação de um esboço de fundamentação filosófico-antropológica do conceito de formação humana.
O Pensar, o Sentir, o Agir: sentidos da formação humana
José Policarpo Jr (Org.).
Dante Galeffi, Eugênia de Paula Cordeiro, Ana Paula Mota, Lavínia Ximenes, Leandro Wenceslau
ISBN: 978-85-65430-00-5 -
E-book
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Sinopse:
Os artigos deste livro (todos eles frutos de pesquisas realizadas por seus autores) refletem o esforço comum por sistematizar e disponibilizar ao público um sentido consistente e esclarecido da ideia de formação humana. Ao longo dos seus capítulos, o leitor será apresentado ao entendimento de que a formação humana não é um processo qualquer que aconteça necessariamente às pessoas. Diferentemente, o referido conceito se expressa em modos congruentes e integrativos do pensar, do sentir e do agir que conferem sentido e elevação ao ser humano singular e a sua presença no e em relação com o mundo. Pensar, sentir e agir são meios pelos quais o homem pode tomar consciência de si, dos outros e do contexto em que vive e se relacionar de forma significativa com os semelhantes e com as condições da vida, razão pela qual tais atributos humanos não são humanizados por si mesmos, mas exigem cultivo necessário para que possam expressar a todo ente singular o seu caminho próprio e pessoal capaz de realizar a si mesmo e beneficiar e enriquecer a humanidade.
Educação Emocional e Relacional para Crianças: estudo e análise de um componente curricular integrado à prática pedagógica
Ana Paula Fernandes da Silveira Mota
ISBN: 978-85-65430-13-5
E-book
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Sinopse:
A educação emocional é tema academicamente consolidado em diversos países, embora, no campo acadêmico brasileiro, ainda não goze do prestígio científico conferido a diversos outros assuntos que não possuem o mesmo nível de pertinência conceitual diante da longa história do pensamento educacional. Este livro, resultado de uma tese de doutorado da autora, contribui com o esforço de suprir a lacuna desse tema no âmbito acadêmico da educação, o qual, por sua vez, se insere no contexto mais amplo da formação humana. A obra situa o aspecto emocional como parte de uma compreensão antropo-filosófica que demanda, por sua própria constituição, uma formação apropriada. Por essa razão, a educação emocional não é elemento acessório da educação, mas dimensão ineliminável de seu arcabouço prático-teórico, por mais que as práticas institucionais dominantes, sem fundamento conceitual, insistam em relegá-la a segundo plano. Após caracterizar conceitualmente a ideia de formação humana e a pertinência da educação emocional àquela, o livro descreve e fundamenta o currículo "Educação Emocional e Relacional para Crianças - PATHS", bem como o processo e os resultados de sua implementação em uma instituição educacional da periferia de uma metrópole brasileira.
A Condição Humana: olhares da espiritualidade, educação, saúde e tecnologia
ANAIS do I Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade, I Encontro Brasileiro de Formação Humana, VI Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste.
ISBN: 978-85-65430-11-1
Realização: Instituto de Formação Humana e Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE
Sinopse:
Os Contém os trabalhos apresentados nos três eventos realizados em 2012, na cidade do Recife - PE, organizados por este Instituto, com parceria do Núcleo de Educação e Espiritualidade da Pós-graduação em Educação da UFPE.
Diálogos em Educação e Espiritualidade
Ferdinand Röhr (Org.).
Alexandre Freitas, Aurino Lima Ferreira, José Policarpo Jr, Maria Betânia Santiago
ISBN: 978-85-7315-721-5
2a. edição atualizada.
ESGOTADO
Sinopse:
Escrito a várias mãos, este livro foi planejado de forma a sintetizar o pensamento dos autores sobre as relações existentes entre espiritualidade e educação. Cada capítulo foi escrito por um autor, de um total de cinco autores. Sendo, ao mesmo tempo, uma introdução ao tema, e uma “tomada de posição” crítica, é também um objetivo desta obra mostrar que a relação entre espiritualidade e educação é uma condição essencial para o sucesso da formação do homem. Como resultado de anos de reflexão, aportados no grupo de pesquisa Educação e Espiritualidade, os autores objetivam, com este livro, possibilitar aos leitores uma maior compreensão da formação do homem enquanto ser social, histórica e culturalmente situado.
Educação Emocional e Relacional para Crianças - Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais (PATHS)
Carol A. Kusché & Mark T. Greenberg
ISBN: 978-85-65430-08-1
Sinopse:
O Sem dúvida um dos melhores componentes curriculares para a educação emocional e relacional de crianças no Ensino Fundamental I.
Análise fílmica em administração - Dos processos de insipiência e incipiência até as elucidações em seus aspectos conceituais, metodológicos e de aplicação
Nildes Raimunda Pitombo Leite, Augusto Takerissa Nishimura, Marco Antonio Batista da Silva, Emerson Gomes dos Santos
E-book
ISBN: 978-65-991599-4-7
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Sinopse:
A obra tem o propósito de contribuir para a elucidação dos estudos observacionais em análise fílmica no campo da Administração. São expostos aspectos conceituais e metodológicos, mediante um processo genuinamente dialógico entre os autores. Parte dos processos de insipiência e incipiência até as aplicações dessa análise em atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Administração com possível influência indireta em outros campos de estudos. Destina-se tanto ao docente orientador que deseje compartilhar esses estudos com seus orientandos, quanto aos discentes que, em sua autonomia, escolhem iniciar-se como pesquisadores pelo caminho desses estudos observacionais, utilizando-se de filmes comerciais ou séries.
Formação humana no curso de pedagogia: percepções
José Policarpo Junior (Org.).
ISBN: 978-65-991599-0-9
E-book
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Sinopse:
Os capítulos deste livro são versões revisadas de produções discentes originalmente apresentadas como trabalhos finais da disciplina “Desenvolvimento pessoal e formação humana” do curso de Pedagogia da UFPE. Por paradoxal que possa parecer, o entendimento da formação integral e não cindida do ser humano em seus aspectos corpóreo, sensorial, emocional, psíquico, cognitivo e existencial é ideia relativamente marginal no campo educacional acadêmico brasileiro, o que fica evidenciado pelos ensaios aqui apresentados. Não obstante, as autoras, todas egressas do campo da Pedagogia, reconhecem a referida lacuna bem como a necessidade de que a formação docente possa de algum modo vir a preenchê-la, fazendo jus ao conceito da própria educação.
Formação humana: olhares e perspectivavs
Ana Lúcia Leal e José Policarpo Junior (Orgs.)
ISBN: 978-85-65430-16-6
E-book
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Sinopse:
Contribuições ao entendimento do conceito de formação humana com base em reflexões apropriadas ao ente e ao conceito do ser e do fenômeno humanos em suas expressões singular, social, histórica e existencial. Diálogos com as antropologias filosóficas e consequências formativas dos pensamentos de Urie Bronfenbrenner, Viktor Frankl, Van Kaam, Ken Wilber, entre outros autores.
Consequências filosóficas e epistemológicas do princípio da incerteza e do teorema da incompletude
Afonso Celso de Lima Wanderley
ISBN: 978-85-65430-14-2
E-book
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Sinopse:
Algumas descobertas científicas têm repercussões que ultrapassam as áreas de conhecimento específicas que lhes deram origem, possibilitando o diálogo entre disciplinas e epistemologias normalmente apartadas no meio acadêmico.
O Princípio da Incerteza, apresentado por Werner Heisenberg em 1927, e o Teorema da Incompletude, concebido por Kurt Gödel em 1931, são descobertas da Física e da Matemática, respectivamente, que trazem um significativo impacto na visão de mundo ainda hegemônica – baseada no paradigma newtoniano-cartesiano, estabelecido desde os séculos XVII e XVIII.
Esse impacto não foi ainda totalmente explorado até suas consequências mais importantes. O objetivo, portanto, deste trabalho é explicitar algumas das consequências filosóficas e epistemológicas mais imediatas do Princípio da Incerteza e do Teorema da Incompletude, em especial as atinentes às concepções de consciência e ética.
Educação, Formação Humana, Espiritualidade: reflexões
José Policarpo Jr (Org.).
Claudemir Santos, Giorgio Borghi, Leda Franciosi Portal, Luiz Libório, Marcelo Pelizzoli, Mauro Pozatti, Nyrluce Alves da Silva, Pedro Lincoln de Mattos, Rodrigo Rosal, Ruy Cezar do E. Santo
ISBN: 978-85-65430-12-8 - ebook
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Sinopse:
O que significa formar-se humanamente? Que relação existe entre tal formação, o processo educacional e a espiritualidade humana? Os textos deste livro procuram enfrentar essas questões com uma pluralidade de visões e concepções teóricas. Todos eles se originaram das conferências realizadas no I Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade e no I Encontro Brasileiro de Formação Humana, os quais foram organizados por este Instituto. A relação entre educação, transcendência e espiritualidade é revisitada desde nossa herança clássica grega e cristã, até às contribuições da psicologia e filosofia contemporâneas. Semelhantemente, os referidos temas são tratados em relação à nossa constituição, desenvolvimento psíquico e consciência, bem como quanto ao seu alcance em campos e espaços consolidados como a educação, as organizações e a própria ciência em geral. Crescer, desenvolver-se, tornar-se consciente de si, do que há de brilho e sombra em si mesmo, estabelecer relações de solidariedade e respeito com os semelhantes, assumir a responsabilidade pelo caminho e escolhas da própria vida, tudo isso é característico da formação humana e maturidade espiritual. Nada disso, entretanto, acontece facilmente ou por acaso, mas demanda cultivo, persistência e intencionalidade, bem como discernimento quanto ao discurso fácil e enganador de “espiritualidades” anunciadas sem a contrapartida do empenho e compromisso pessoais.