© 2014 Instituto de Pesquisas para a Promoção da Formação Humana.

CNPJ: 10.868.276/0001-40

Rua Silveira Lobo, 32 CP.146 - CEP. 52061-030 - Recife/PE - BRASIL

Fone: +55(81)3441-2343 - E-mail: ifh@formacaohumana.org.br

Nossas Publicações

 

Consequências filosóficas e epistemológicas do princípio da incerteza e do teorema da incompletude
Afonso Celso de Lima Wanderley
ISBN: 978-85-65430-14-2
E-book
Disponível em: amazon.com.br

 

Formação humana: desvelamento do conceito em uma trajetória acadêmica e esboço de sua fundamentação

 

José Policarpo Junior
ISBN: 978-85-65430-15-9
E-book
Disponível em: amazon.com.br

 

Sinopse:

Apresentação e análise da progressiva compreensão do conceito de formação humana ao longo de uma trajetória acadêmica. Descrição do processo de compreensão da ideia de individuação como dimensão intrínseca à educação. Descrição analítica do processo de entendimento intelectual e apropriação pessoal dos conceitos de educação e de formação humana, e compreensão do primeiro como parte constitutiva do segundo. Apresentação de um esboço de fundamentação filosófico-antropológica do conceito de formação humana.

O Pensar, o Sentir, o Agir: sentidos da formação humana
 
José Policarpo Jr (Org.).
Dante Galeffi, Eugênia de Paula Cordeiro, Ana Paula Mota, Lavínia Ximenes, Leandro Wenceslau
ISBN: 978-85-65430-00-5 -
E-book
Disponível em: amazon.com.br

 

Sinopse:

Os artigos deste livro (todos eles frutos de pesquisas realizadas por seus autores) refletem o esforço comum por sistematizar e disponibilizar ao público um sentido consistente e esclarecido da ideia de formação humana. Ao longo dos seus capítulos, o leitor será apresentado ao entendimento de que a formação humana não é um processo qualquer que aconteça necessariamente às pessoas. Diferentemente, o referido conceito se expressa em modos congruentes e integrativos do pensar, do sentir e do agir que conferem sentido e elevação ao ser humano singular e a sua presença no e em relação com o mundo. Pensar, sentir e agir são meios pelos quais o homem pode tomar consciência de si, dos outros e do contexto em que vive e se relacionar de forma significativa com os semelhantes e com as condições da vida, razão pela qual tais atributos humanos não são humanizados por si mesmos, mas exigem cultivo necessário para que possam expressar a todo ente singular o seu caminho próprio e pessoal capaz de realizar a si mesmo e beneficiar e enriquecer a humanidade.

Sinopse:

O Sem dúvida um dos melhores componentes curriculares para a educação emocional e relacional de crianças no Ensino Fundamental I.

Sinopse:

Os Contém os trabalhos apresentados nos três eventos realizados em 2012, na cidade do Recife - PE, organizados por este Instituto, com parceria do Núcleo de Educação e Espiritualidade da Pós-graduação em Educação da UFPE.

Diálogos em Educação e Espiritualidade
 
Ferdinand Röhr (Org.).
Alexandre Freitas, Aurino Lima Ferreira, José Policarpo Jr, Maria Betânia Santiago
ISBN: 978-85-7315-721-5

2a. edição atualizada.

ESGOTADO

Sinopse:

Algumas descobertas científicas têm repercussões que ultrapassam as áreas de conhecimento específicas que lhes deram origem, possibilitando o diálogo entre disciplinas e epistemologias normalmente apartadas no meio acadêmico.

O Princípio da Incerteza, apresentado por Werner Heisenberg em 1927, e o Teorema da Incompletude, concebido por Kurt Gödel em 1931, são descobertas da Física e da Matemática, respectivamente, que trazem um significativo impacto na visão de mundo ainda hegemônica – baseada no paradigma newtoniano-cartesiano, estabelecido desde os séculos XVII e XVIII.

Esse impacto não foi ainda totalmente explorado até suas consequências mais importantes. O objetivo, portanto, deste trabalho é explicitar algumas das consequências filosóficas e epistemológicas mais imediatas do Princípio da Incerteza e do Teorema da Incompletude, em especial as atinentes às concepções de consciência e ética.

Educação Emocional e Relacional para Crianças: estudo e análise de um componente curricular integrado à prática pedagógica
 
Ana Paula Fernandes da Silveira Mota
ISBN: 978-85-65430-13-5
E-book
Disponível em: amazon.com.br

 

Sinopse:

A educação emocional é tema academicamente consolidado em diversos países, embora, no campo acadêmico brasileiro, ainda não goze do prestígio científico conferido a diversos outros assuntos que não possuem o mesmo nível de pertinência conceitual diante da longa história do pensamento educacional. Este livro, resultado de uma tese de doutorado da autora, contribui com o esforço de suprir a lacuna desse tema no âmbito acadêmico da educação, o qual, por sua vez, se insere no contexto mais amplo da formação humana. A obra situa o aspecto emocional como parte de uma compreensão antropo-filosófica que demanda, por sua própria constituição, uma formação apropriada. Por essa razão, a educação emocional não é elemento acessório da educação, mas dimensão ineliminável de seu arcabouço prático-teórico, por mais que as práticas institucionais dominantes, sem fundamento conceitual, insistam em relegá-la a segundo plano. Após caracterizar conceitualmente a ideia de formação humana e a pertinência da educação emocional àquela, o livro descreve e fundamenta o currículo "Educação Emocional e Relacional para Crianças - PATHS", bem como o processo e os resultados de sua implementação em uma instituição educacional da periferia de uma metrópole brasileira.

Educação, Formação Humana, Espiritualidade: reflexões
 
José Policarpo Jr (Org.).
Claudemir Santos, Giorgio Borghi, Leda Franciosi Portal, Luiz Libório, Marcelo Pelizzoli, Mauro Pozatti, Nyrluce Alves da Silva, Pedro Lincoln de Mattos, Rodrigo Rosal, Ruy Cezar do E. Santo
ISBN: 978-85-65430-12-8 - ebook
Disponível em: amazon.com.br

 

Sinopse:

O que significa formar-se humanamente? Que relação existe entre tal formação, o processo educacional e a espiritualidade humana? Os textos deste livro procuram enfrentar essas questões com uma pluralidade de visões e concepções teóricas. Todos eles se originaram das conferências realizadas no I Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade e no I Encontro Brasileiro de Formação Humana, os quais foram organizados por este Instituto. A relação entre educação, transcendência e espiritualidade é revisitada desde nossa herança clássica grega e cristã, até às contribuições da psicologia e filosofia contemporâneas. Semelhantemente, os referidos temas são tratados em relação à nossa constituição, desenvolvimento psíquico e consciência, bem como quanto ao seu alcance em campos e espaços consolidados como a educação, as organizações e a própria ciência em geral. Crescer, desenvolver-se, tornar-se consciente de si, do que há de brilho e sombra em si mesmo, estabelecer relações de solidariedade e respeito com os semelhantes, assumir a responsabilidade pelo caminho e escolhas da própria vida, tudo isso é característico da formação humana e maturidade espiritual. Nada disso, entretanto, acontece facilmente ou por acaso, mas demanda cultivo, persistência e intencionalidade, bem como discernimento quanto ao discurso fácil e enganador de “espiritualidades” anunciadas sem a contrapartida do empenho e compromisso pessoais.

Sinopse:

Escrito a várias mãos, este livro foi planejado de forma a sintetizar o pensamento dos autores sobre as relações existentes entre espiritualidade e educação. Cada capítulo foi escrito por um autor, de um total de cinco autores. Sendo, ao mesmo tempo, uma introdução ao tema, e uma “tomada de posição” crítica, é também um objetivo desta obra mostrar que a relação entre espiritualidade e educação é uma condição essencial para o sucesso da formação do homem. Como resultado de anos de reflexão, aportados no grupo de pesquisa Educação e Espiritualidade, os autores objetivam, com este livro, possibilitar aos leitores uma maior compreensão da formação do homem enquanto ser social, histórica e culturalmente situado.

Instituto de Formação Humana