© 2014 Instituto de Pesquisas para a Promoção da Formação Humana.

CNPJ: 10.868.276/0001-40

Rua Silveira Lobo, 32 CP.146 - CEP. 52061-030 - Recife/PE - BRASIL

Fone: +55(81)3441-2343 - E-mail: ifh@formacaohumana.org.br

Instituições e Responsáveis
Histórico

Os três eventos em pauta possuem histórias distintas, porém relacionadas.

 

Em 2002 foi realizado, no Recife, o I Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste. Este evento – que já teve duas de suas edições em Salvador, outra novamente no Recife e uma na cidade de Amargosa, BA e a última em João Pessoa – originou-se da iniciativa dos professores Ferdinand Röhr (UFPE) e Dante Galeffi (UFBA), como forma de manter viva a discussão no campo da Filosofia da Educação no interregno da realização dos EPENNs (Encontros de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste), que são bianuais.   A responsabilidade institucional pela realização dessa série de eventos é, portanto, do GT de Filosofia da Educação que se reúne nos EPENNs, quando se define a cidade em que ocorrerá a próxima edição do mesmo e aqueles que serão responsáveis por sua organização. Trata-se, portanto, de um evento com uma tradição já consolidada e que, no ano de 2012, volta a se realizar no local onde foi iniciado, tendo como coordenador responsável desta edição o prof. Ferdinand Röhr.

 

Em 2004, os professores José Policarpo Junior e Ferdinand Röhr decidiram registrar no CNPq um grupo de pesquisa intitulado “Educação e Espiritualidade”, tendo em vista oficializar no mesmo as pesquisas e estudos que já vinham conduzindo de forma isolada. Desse modo, atividades de orientação, pesquisa e ensino passaram a se estruturar em torno de um eixo articulador das ações dos dois professores. Com o passar dos anos, outros professores vieram a ingressar no referido grupo de pesquisa, entre eles o professor Alexandre Simão de Freitas (UFPE). Com o ingresso do professor Alexandre, o grupo sentiu-se fortalecido para solicitar a oficialização do mesmo como núcleo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, no qual atuavam os três professores. Ao superar alguns entraves acadêmicos e administrativos, o núcleo foi oficializado em 2009. Posteriormente, ingressou no Núcleo o professor Aurino Lima Ferreira, alcançando então o referido núcleo sua composição atual com quatro professores. Além das pesquisas, orientações e disciplinas sob responsabilidade de cada um dos professores, o núcleo de fato nasceu por ocasião da realização de um curso de extensão em 2008, antes de sua oficialização, cuja temática “Educação e Espiritualidade” deu origem ao livro Diálogos em Educação e Espiritualidade, atualmente esgotado em sua 1ª edição e em processo de revisão para o lançamento de sua segunda edição. A realização, portanto, deste I Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade tem por objetivo não apenas o fortalecimento do referido núcleo, mas, principalmente, contribuir com o processo de consolidação desse campo e estudo e pesquisa no espaço acadêmico.

 

Em 2009, surgiu oficialmente o IFH – Instituto de Pesquisas para a Promoção da Formação Humana. O IFH nasceu da experiência de um núcleo de estudos ligado às áreas de educação e psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, composto à época por pessoas que mantinham laços de amizade e partilhavam das preocupações relativas à formação humana. As necessidades reais e os obstáculos institucionais existentes levaram seus componentes a envidar esforços no sentido de ampliar a área e o número de pessoas comprometidas com a temática, intento que veio a se materializar em um espaço institucional autônomo configurado no atual Instituto. O IFH é uma instituição que tem por meta a promoção da formação humana por intermédio do concurso interdisciplinar da ciência, da reflexão teórica, da espiritualidade, de ações formativas e intervenções empíricas científica e teoricamente fundamentadas e apropriadas ao tema em questão. A formação humana pode ocorrer de muitos modos e por diversos fatores, não sendo, em absoluto, uma propriedade exclusiva de ciências experimentais, teóricas, nem da reflexão filosófica. Todavia, em diversas circunstâncias, os constructos científicos e teóricos são quase que indispensáveis para proporcionar condições de orientação e fundamentação da ação consciente e humanamente comprometida, e é precisamente à necessidade de atender a tais condições que o IFH deve a sua razão de ser. Nesse sentido, a realização do I Encontro Brasileiro de Formação Humana tem por objetivo contribuir com o processo de consolidação da referida área acadêmica e fortalecer o diálogo, no Brasil, entre pesquisadores internacionais e nacionais que atuam na temática referida.

Coordenador geral

Dr. José Policarpo Junior

 

Conselho Coordenador

Dr. Alexandre Simão de Freitas

Dr. André Gustavo Ferreira da Silva

Dr. Aurino Lima Ferreira

Dr. Ferdinand Röhr

Dr. José Policarpo Junior

Dra. Tatiana Cristina dos Santos de Araújo

 

Comitê Científico

Dr. Alexandre Filordi de Carvalho

Dra. Ana Lúcia Galvão Leal Chaves

Dr. Antonio Joaquim Severino

Dr. Cláudio Almir Dalbosco

Dr. Cleverson Suzart Silva

Dr. Dante Augusto Galeffi

Dr. Degislando Nóbrega de Lima

Dr. Divino José da Silva

Dr. Eduardo David Oliveira

Dra. Eugênia de Paula Benício Cordeiro

Dr. Emanoel Luís Roque Soares

Dr. Giovane do Nascimento

Dr. Ivan Maia de Mello
Dra. Ivana Libertadoira Borges Carneiro
Dra. Ivone Maia de Mello
Dr. José de Lira Santana

Dra. Liliane Barreira Sanchez

Dr. Manoel Eusébio de Lima
Dra. Maria Betânia do Nascimento Santiago
Dr. Miguel Almir Lima de Araújo
Dr. Paulo Sergio Dantas Vasconcelos
Dr. Rodrigo Gelamo
Dr. Wilson Nascimento Santos

 

Comissões de Organização

 

Secretaria

Ana Paula Fernandes da S. Mota (coord.)

Aldenize Ferreira de Lima

Ana Cláudia Tavares Lucas Dantas

Rosa Maria Farias Tenório

 

Produção
Regina Buccini Pio Ribeiro (coord.)

Gabriela Rodrigues Mocelin
Júlio Magno Horta
Lavínia de Melo e Silva Ximenes
Richardson Silva
Tâmara Cristine G. Bezerra
Viviane de Moura Coutinho

 

Comunicação
Mariana Marques Arantes (coord.)

Maria Juliana Lima
Joana Maria Ferreira da Silva  
Auta Azevedo
Emmanuela Andrade dos Santos
Gildete Rodrigues dos Santos

 

Apoio Científico
Nyrluce Marília Alves da Silva (coord.)

Adriana Maria Ferreira Coutinho
Claudemir Inacio dos Santos
Ezir George Silva
Mirelle Castilho de Freitas
Roberta Gulart
Wellington Duarte Pinheiro

 

 

Realização:

Instituto de Formação Humana e 

Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE

 

Apoio: FACEPE

 

Apoio operacionalTrevi Turismo

I Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade

I Encontro Brasileiro de Formação Humana

VI Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste

Recife, 1 a 5 de Outubro de 2012

Instituto de Formação Humana