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EDUCAÇÃO EMOCIONAL E RELACIONAL PARA CRIANÇAS

Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais (PATHS)

Autores: Carol A. Kusché, Ph.D. & Mark T. Greenberg, Ph.D.

ISBN: 978-85-65430-01-2 - Instituto de Formação Humana

 

É comum as crianças apresentarem dificuldades relacionadas ao controle dos impulsos emocionais, à compreensão afetiva, à solução de situações conflituosas e aos relacionamentos humanos em geral. Ao conceber a relevância das dimensões emocional e relacional para a formação humana, e, considerando, quanto ao desenvolvimento do indivíduo, os possíveis prejuízos decorrentes de uma prática limitada ao estímulo do campo cognitivo, os renomados psicólogos e pesquisadores norte-americanos Carol A. Kusché e Mark T. Greenberg idealizaram e publicaram originalmente um currículo de educação emocional e relacional: o Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais (PATHS).

A obra é constituída por oito volumes, um roteiro próprio de avaliação, fotos e figuras de expressões emocionais e comportamentais, cartazes, fantoche e carimbo, constituindo um kit. O kit PATHS é sem dúvida uma obra ímpar para promover o desenvolvimento emocional e relacional de crianças de 5 a 11 anos em situação escolar, ao longo da educação infantil e do Ensino Fundamental I. O PATHS, possivelmente o melhor currículo do mundo nessa área, já foi traduzido para mais de 10 idiomas e está presente em escolas de mais de vinte países.

 

Além dos materiais mencionados, em seus oito volumes a obra contém: (a) um manual para o professor; (b) um volume de "Preparação e Autocontrole" para ser ministrado às crianças mais novas, em torno de cinco anos de idade, com 12 lições modeladas; (c) três volumes sobre sentimentos, emoções e relacionamentos, com 56 lições modeladas; (d) um volume para o ensino de resolução de problemas pessoais e interpessoais com 33 lições modeladas; (e) um volume com 30 lições suplementares para aplicação dos diversos aspectos tratados ao longo da obra; (f) um volume com materiais didáticos para todas as lições.

 

A obra destina-se aos professores da educação infantil e do Ensino Fundamental I, para ser trabalhada ao longo dos anos com seus alunos. Apesar de tratar de aspecto complexo da formação humana, como o é a educação emocional, a obra é constituída em linguagem clara, acessível e de fácil assimilação pelo professorado, explicando as razões e fundamentos de cada passo a ser ensinado. Educadores de diversas partes do mundo já relataram que o trabalho com o PATHS também contribuiu para que eles mesmos pudessem entender e dirigir melhor sua própria vida interior; não é à toa, portanto, que as crianças se beneficiam imensamente com seu ensino, como já comprovaram diversas pesquisas em diferentes países.

 

O PATHS oferece aos educadores procedimentos fundamentados para o desenvolvimento sistemático das competências emocional e relacional das crianças, direcionando-as a educarem a si mesmas a partir de suas próprias experiências, despertando-lhes a apropriação e o cultivo de habilidades que contribuam para o estabelecimento de relações intra e interpessoais saudáveis. Por meio de atividades lúdicas interativas e reflexivas, o PATHS promove o desenvolvimento de recursos internos do humano como a consciência emocional, a autoconfiança, o autocontrole, a autoestima positiva, a comunicação interpessoal, a prevenção e resolução de conflitos.

 

Com licença da Channing Bete Company e dos autores, o Instituto de Formação Humana oferece agora ao público brasileiro a oportunidade de conhecer o PATHS e utilizá-lo como um valioso instrumento para o desenvolvimento emocional e relacional das crianças nas práticas educacionais formais e afins.

 

O PATHS pode ser adquirido, juntamente com um treinamento à distância para sua utilização, por escolas e instituições educacionais. Para aquisição do Kit PATHS, entre em contato conosco pelo e-mail: ifh@formacaohumana.org.br

 

Valores por kit (inclui frete do material para todo o Brasil e breve treinamento disponibilizado por internet):

R$ 2.500,00 (à vista, por boleto bancário)

OU parcelado (exclusivamente em cartão de crédito, via PayPal):

3 x R$ 893,00

6 x R$ 477,00

10 x R$ 310,00

Valor por aluno por ano: R$ 21,00 (menos de R$ 2,00 por mês por aluno) -  considerando os seguintes parâmetros: (a) todos os professores de cada ano com um kit PATHS; (b) média de 20 alunos por turma ao longo dos seis anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I; (c) durabilidade mínima de seis anos do kit (a durabilidade é indeterminada se o kit for bem cuidado). Excelente relação retorno / investimento.

 

NOTA: O conteúdo deste material foi traduzido e adaptado pelo Instituto de Pesquisas para a Promoção da Formação Humana, sob licença de Channing Bete Company, Inc. e dos autores. Channing Bete Company e os autores não são responsáveis pela qualidade nem pela fidelidade da tradução e adaptação em relação ao produto original. Este produto é para ser utilizado exclusivamente por escolas e por outras organizações educacionais em comunidades locais da República Federativa do Brasil, e não pode ser copiado, distribuído ou vendido sob nenhum outro meio nem para nenhuma outra finalidade.

 

 

Perguntas Frequentes

 

1. Quem detém os direitos autorais do PATHS?

Os direitos autorais do PATHS em todo o mundo pertencem a seus autores, Carol Kusché e Mark T. Greenberg, e a Channing Bete Company, Inc., com sede em Massachusetts, nos EUA. 

 

2. Qual a relação do Instituto de Formação Humana - IFH com o PATHS e com os detentores de seus direitos autorais?

O IFH foi a instituição responsável pela tradução e adaptação do PATHS à língua portuguesa, diretamente de sua versão original em inglês. Desde o processo de tradução, o IFH foi autorizado pelos autores do PATHS e por Channing Bete Company para distribuir o referido material no Brasil.

 

3. O PATHS é um material didático para os alunos ou para os professores?

Embora haja elementos do kit PATHS que devem ser reproduzidos e distribuídos entre os alunos, o PATHS é um material para o professor e não para os alunos. É importante que cada professor possua seu próprio kit.

 

4. Quando o PATHS foi lançado no Brasil?

Em 2012, com a presença de um de seus autores, o Dr. Mark Greenberg, no I Encontro Brasileiro de Formação Humana, promovido pelo Instituto de Formação Humana, na cidade do Recife, estado de Pernambuco.

 

5. O PATHS já foi testado?

Sim. O PATHS já foi objeto de estudos validados cientificamente com procedimentos rigorosos de amostragem aleatória e também qualitativos em diversos lugares/países e ao longo de vários anos, evidenciando resultados que corroboraram amplamente seus objetivos.

 

6. O PATHS já foi testado no Brasil?

Parcialmente. Uma pesquisa de mestrado da Profa. Ana Paula Mota, orientada pelo Prof. Dr. José Policarpo Junior, analisou a repercussão limitada de um pequeno excerto de lições do PATHS em alunos da Educação Infantil da rede pública em Pernambuco, com a evidência de resultados favoráveis. A mesma autora concluiu em 2016 uma pesquisa de doutorado com maior abrangência, com alunos de uma instituição não governamental em São Paulo – SP. A referida instituição não é uma escola, mas oferece um trabalho educacional diferenciado e complementar ao escolar. Na amostra estudada não houve evidência de resultados favoráveis, parcialmente devido ao fato de que a instituição já oferecia um serviço educacional superior à maioria dos estabelecimentos de ensino. Houve, entretanto, avaliação muito favorável do material por parte dos professores. Essa pesquisa foi publicada em forma de livro e está disponível para aquisição no website da Amazon. O Currículo também foi objeto de aplicação parcial em uma escola privada na cidade de João Pessoa, com evidências de resultados favoráveis, em pesquisa realizada pelas alunas Anne Karoline de Azevedo e Renata Soares Vieira, da UFPB, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Rosal quanto a seus princípios educacionais - há uma entrevista realizada com ambas pela jornalista Mariana Arantes (aqui). De 2017 a 2019, o PATHS será implementado em uma rede de ensino pública municipal e seus resultados formativos serão avaliados em maior escala, posto que ainda não houve no Brasil uma pesquisa com grande domínio amostral a respeito da implementação do PATHS em uma rede de ensino.

7. O PATHS existe em outros países e idiomas?

Sim. O PATHS já foi traduzido em mais de dez idiomas – entre eles espanhol, holandês, francês, hebraico, russo – e implantado em mais de vinte países, entre os quais: EUA, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Israel, Croácia, Noruega, Canadá, Austrália, Nova Zelândia.

8. Qual a composição do kit PATHS?

O PATHS é composto por:

  • 1 (um) fantoche de Tartaruga

  • 6 (seis) cartazes

  • 1 (um) carimbo da Tartaruga, para reforço positivo

  • 93 fotos de expressões emocionais / sentimentais

  • 50 figuras de expressões emocionais / sentimentais (confortáveis e desconfortáveis)

  • 1 (um) manual do professor, com informações e orientações detalhadas sobre o currículo

  • 1 (um) volume, com 12 lições, para preparação e promoção do autocontrole

  • 3 (três) volumes, com 56 lições, sobre sentimentos e emoções

  • 1 (um) volume, com 33 lições, sobre resolução de problemas

  • 1 (um) volume, com 30 lições complementares

  • 1 (um) volume, com materiais complementares para serem reproduzidos

  • 1 (um) roteiro de avaliação dos alunos quanto ao comportamento, concentração, competência emocional

 

9. Qualquer pessoa pode adquirir o PATHS?

Não. Por determinações contratuais, o kit PATHS em língua portuguesa somente pode ser adquirido por escolas ou instituições educacionais com sede no Brasil.

 

10. Um professor pode adquirir o PATHS?

Não. Por determinações contratuais, o PATHS não é vendido a pessoas físicas, mas somente a pessoas jurídicas com atuação na área educacional, no Brasil. A escola ou instituição em que o professor trabalhar é que deve adquirir o kit. É importante que cada professor possua seu próprio kit PATHS.

 

11. Como o PATHS pode ser adquirido?

O IFH disponibiliza o PATHS juntamente com um treinamento acessível pela internet, em sítio web específico para aqueles que o adquirirem, mediante senha ou acesso privativo. O professor terá acesso a vídeos e texto explicativo sobre o PATHS e receberá o kit em sua escola ou instituição em que atue. A instituição interessada em adquirir o PATHS deve entrar em contato com o Instituto de Formação Humana pelo e-mail ifh@formacaohumana.org.

 

12. O PATHS pode ser adquirido em outros estabelecimentos?

O PATHS em inglês pode ser adquirido junto a Channing Bete Company. No Brasil e em português, o PATHS é distribuído apenas pelo Instituto de Formação Humana.

 

13. Há alguma formação ou treinamento especial para os professores que irão utilizar o PATHS?

O Instituto de Formação Humana já distribui o PATHS com o acesso a um breve treinamento virtual por meio de textos e vídeos, além do próprio kit já fornecer um excelente Manual para o Professor. A despeito disso, se for do interesse da instituição educacional, o Instituto pode fornecer uma formação presencial específica aos professores sobre o PATHS e a fundamentação do ensino sócio-emocional; essa formação, entretanto, não está incluída no preço do kit PATHS e deve ser discutida, à parte, com o Instituto de Formação Humana.

 

14. O PATHS é um conteúdo curricular?

O PATHS está estruturado para ser um conteúdo curricular. Obviamente ele não é e nem pode ser um conteúdo obrigatório. Não há ainda na legislação brasileira prescrição curricular específica voltada à promoção da aprendizagem emocional e relacional (como já existe em alguns países), embora os resultados que são normalmente alcançados por meio de tal ensino sejam propagados oficialmente como objetivos da educação escolar em geral. O PATHS, portanto, como material voltado à formação pessoal da criança, se constitui em excelente meio para se promover diversos objetivos educacionais como o autocontrole, a autoconsciência, o conhecimento dos próprios estados interiores, a autoestima, a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e enriquecedores e a habilidade de resolver problemas pessoais e conflitos interpessoais - habilidades e compreensões tais que, uma vez apropriadas, tendem a contribuir para o próprio desenvolvimento intelectual das crianças.

 

15. Qual a carga-horária semanal destinada ao ensino do PATHS?

Esta é uma decisão, em última instância, do professor e da instituição escolar. Entretanto, o próprio PATHS recomenda que seu ensino seja realizado de duas a três vezes por semana, durante trinta minutos cada vez. Todavia, cabe ao professor avaliar seu grupo de alunos e eventualmente aumentar o tempo de trabalho com o PATHS em caso de patente necessidade.

 

16. Em que ano se deve iniciar e em que ano se deve concluir o ensino do PATHS?

Não há uma determinação rígida a respeito. Caberá ao professor e/ou instituição escolar definir quando e durante quantos anos o PATHS deve ser ensinado a um grupo de alunos. Entretanto, o PATHS foi delineado para ser ministrado a crianças entre 5 e 11 anos, o que equivale ao ano final da Educação Infantil ou pré-escolar e o 5o ano do Ensino Fundamental I. O PATHS apresenta uma estrutura flexível que pode se adequar à situação de cada grupo de alunos, embora haja, no próprio material, uma sugestão de quais assuntos e lições devem ser prioritariamente tratados ao longo da formação da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Quanto à duração desse componente curricular, também não existe uma delimitação fixa. O tempo de duração da ministração do currículo PATHS irá depender em grande medida das próprias características de cada grupo de alunos, do ritmo do seu desenvolvimento, e das prioridades definidas por cada professor. De igual forma, o currículo pode ser iniciado a qualquer tempo ao longo do processo formativo do Ensino Fundamental I, de acordo com as características dos alunos e das necessidades relacionais e emocionais mais prementes a serem desenvolvidas.

17. O PATHS é um conteúdo curricular a ser ministrado de uma forma única e estrita?

Não. O PATHS possui uma estrutura determinada para as lições referentes a cada assunto, de um modo que facilita o trabalho do professor. Todavia, e isto é enfaticamente afirmado pelo próprio PATHS, o professor é e deve se sentir livre para modificar o modo de seu ensino sempre em sintonia com as necessidades e características próprias dos seus alunos. O professor é inclusive convidado a construir outras lições se achar necessário. A organização, a clareza, o fundamento teórico e a riqueza didática do PATHS não substituem nem têm a pretensão de substituir o entendimento, a empatia e a capacidade docente do educador.

18. Como ter acesso a um texto acadêmico a respeito do PATHS?

Além da dissertação de mestrado e tese de doutorado de Ana Paula Mota, mencionadas acima, disponibilizamos aqui um artigo de autoria dos professores Mark Greenberg e José Policarpo Junior, apresentado anteriormente em evento acadêmico; para ter acesso ao mesmo, clique aqui.

19.Gostaria de ter acesso a outras informações sobre o PATHS. Como devo proceder?

Relate o que você necessita em nosso formulário de contato (clique aqui), indicando sua pergunta e o modo como deseja ser contactado, se por email ou por telefone. Pedimos que proceda desse modo porque a sede de nosso instituto fica em um escritório para múltiplas pessoas jurídicas, sem que estejamos lá todos os dias. Prometemos, entretanto, entrar em contato pelo meio e na ocasião por você indicada com rapidez.

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